Nossa Juliana nos EUA pelo Projeto Arte & Transformação Social
Saiba um pouco mais da experiência de Juliana Araujo, jovem do Morro do Tuiuti que passou três semanas nos EUA fazendo curso de férias na área de dança.
Objetivos do Projeto Arte & Transformação Social do Grupo Mosaico
CalArts
A rotina nos EUA
O que aprendi no CAP?
Lugares que visitei
Minha experiência foi além
Gratidão
Deixe seu comentário ao final da leitura!
Objetivos do Projeto Arte & Transformação Social do Grupo Mosaico
O Grupo Mosaico é uma associação sem fins lucrativos que começou seus projetos em julho de 2007, que existe para iniciar programas e projetos voltados ao desenvolvimento social e procura iniciar e estabelecer parcerias com instituições e cidadãos que buscam o mesmo fim: a transformação social do mundo. A visão central do Grupo Mosaico é: “Juntos Por Um Mundo Melhor.”
O projeto Arte & Transformação Social foi sonhado em 2006, quando seus fundadores Wainer, Magui e Peter Guimarães estavam para vir ao Brasil. O projeto foi delineado mais claramente em 2007 em resposta a oferta da CalArts de cinco bolsas integrais para jovens de comunidades carentes selecionados pelo Grupo Mosaico e seus parceiros.
Os objetivos do projeto Arte & Transformação Social são:
*Recrutar, inspirar e equipar jovens artistas, ou com potencial artístico, em suas aptidões e ensiná-los a aperfeiçoar sua arte e usá-la como instrumento para transformação social própria, de sua família e como instrumento de justiça e o desenvolvimento social em suas comunidades e no mundo;
*Iniciar e desenvolver parcerias com organizações que trabalham dentro de comunidades na busca da transformação social;
*Criar projetos similares, a partir do grupo inicial (similar ao que CalArts está fazendo em Los Angeles), nas comunidades onde os jovens residem, com o apoio e coordenação das instituições com as quais eles estão afiliados e apoio geral, a medida que necessário, do Grupo Mosaico.
Saiba mais em http://www.grupomosaico.org/
CalArts
CalArts foi a primeira instituição de ensino superior que oferece graduação e pós-graduação em artes visuais e cênicas. Foi criada em 1961 por Walt e Roy Disney através da fusão das duas escolas profissionais, o Los Angeles Conservatory of Music, fundada em 1883, e os Chouinard Art Institute, fundado em 1921. CalArts oferece seis escolas - Arte, Estudos Críticos, Dança, Filme / Vídeo, Música e Teatro. Desde a sua fundação, CalArts foi reconhecida internacionalmente como líder em cada disciplina.
CalArts tem um programa chamado Community Arts Partnership (CAP) que liga o Instituto às diversas comunidades de Los Angeles para oferecer aos jovens um ambiente de aprendizagem e experimentação artística, criando acesso ao ensino superior. O CAP oferece cinco cursos de férias: música, filme, dança, criatividade na escrita e artes visuais.
Esse é o grupo numa visita à CalArts.
Para mais informações, visite o site http://calarts.edu/
A rotina nos EUA
Foram semanas de muito aprendizado, experiências, diversão e trabalho duro. Éramos um grupo de doze pessoas, sendo: três staffs, quatro jovens de áreas de desafio, uma filha de policial, três estudantes da Escola Britânica e o diretor. Em dança havia: Thaís, Gabriel, Thales, Suely (staff), Gregory (staff) e eu; em música, Pedro; em artes visuais, Cássia, Sthephany e Carolina. Os estudantes da Escola Britânica e os staffs ajudaram na tradução. Contamos também com o apoio outras pessoas que foram imprescindíveis para o andamento da nossa viagem. Tínhamos aulas de segunda à quinta-feira das 9 às 17hs e depois havia uma palestra até as 18hs. As aulas eram num espaço chamado Inner City Arts que ficava a alguns minutos da faculdade onde estávamos hospedados (Cal State). Saíamos às 8hs e nunca chegávamos atrasados. O Wainer dirigia sempre e mais duas pessoas o ajudaram: Melissa e Anna White.


Cal State
Esse é o campus no qual ficamos hospedados. As universidades nos EUA são absolutamente fantásticas, nunca tinha visto algo semelhante.


Inner City Arts
Esse é o grupo no espaço onde tínhamos aula.
O que aprendi no CAP?
Aprendi muita coisa tanto da minha arte, quanto da cultura norte-americana. Cada aula era uma experiência diferente. Os professores eram fantásticos e conduziram com excelência as aulas. A primeira semana foi a mais difícil, porque meu corpo não estava preparado para um ritmo tão intenso e as dores foram inevitáveis. Na última semana fizemos uma apresentação com tudo que aprendemos, foi maravilhoso ver a evolução de todos, inclusive a minha.

Aulas
Aprendemos vários estilos de dança. Nessa foto estamos fazendo contato e improvisação.

Aulas
Usando a criatividade para criar sequências.

Apresentação final
Depois de três semanas tivemos a oportunidade de mostrar tudo o que aprendemos.

Turma da dança
Essa é a galera da dança e o presidente da faculdade.
Lugares que visitei
Conheci lugares lindos e pessoas fantásticas. Nos nossos tempos livres conhecemos a casa do presidente da CalArts, Disney, Hollywood, Malibu, Huntington Beach, shopping, teatros, museus. Vocês poderão ver muitos desses momentos nas fotos a seguir.

Casa do Lavigne
Passamos uma tarde maravilhosa na casa do presidente de CalArts.


Disney
I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E. Passamos 14 horas admirando esse lugar fantástico. Parecia que eu estava sonhando, tudo era perfeito.

Hollywood
Fiquei muito feliz ao conhecer Hollywood, só faltou o tapete vermelho.

Shopping
São imensos e lindos.

RedCat
Tivemos a oportunidade de assistir a três ensaios gerais maravilhosos.

Los Angeles
Essa cidade fica mais linda à noite.
Enfim, tudo deu certo: alimentação, hospedagem, passeios, vôos, transporte e aulas.
Minha experiência foi além
Falar da viagem seria apenas uma parcela daquilo que Deus fez. Penso que o que Deus me deu vai muito além de três semanas em outro país. Deus me mostrou o seu poder, a capacidade de cumprir suas promessas e de cuidar de mim. Não acreditei quando recebi a notícia de ter sido escolhida para participar desse projeto. Não imaginava que o dia de estar nos EUA chegaria. Mas, chegou, trazendo a certeza de que cada letra, sílaba, fonema e palavras dessa frase são reais: DEUS É FIEL!
Em cada lugar que ia, parecia que eu vivia num filme. A maior certeza que tenho hoje é a de que Deus é um grande roteirista. Ele escreveu uma história incrível para mim. Tirou-me da realidade das comunidades carentes do Rio e me levou aos Estados Unidos. Só Ele mesmo para fazer isso. Ele usou muitos filhos para que isso acontecesse e eu sou muito grata a cada um deles. Muitos milagres aconteceram, e foi nítida a mão de Deus em todo o processo. Gostaria de citar todos, mas faltaria espaço nesse site.
Deus não me deu esse presente para guardá-lo, mas ele deve ser compartilhado com todos, pois é a prova de que Deus dá e realiza sonhos independente das condições financeiras, classe social, conhecimentos culturais, etc. A minha história não vai impactar a vida de 6 bilhões de pessoas que existem no mundo, mas meu objetivo imediato é influenciar a vida de 6 mil moradores da comunidade( Morro do Tuiuti) que há muito tempo perderam a esperança de uma vida melhor. Deus quer resgatar o coração e a mente de muitos que não tem mais forças para sonhar. Quero que Deus inspire a muito através da minha história de vida e utilizar a dança como plataforma para quantas transformações forem necessárias. Deus não trabalha apenas uma parte do ser humano. Ele trabalha por completo e contribui de várias formas para o crescimento espiritual, profissional, emocional, social, intelectual, etc. Ele é “poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme seu poder que opera em nós.” (Efésios 3:20)


Esse é o meu mundo... Deus me escolheu e Seu amor é tão grande que ultrapassa as barreiras da desigualdade social e do preconceito. Deus surpreende e nos dá bênçãos inimagináveis.
Gratidão
Não poderia terminar esse texto sem dar a glória, a honra e a minha gratidão a Deus que “escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”(1 Coríntios 1:28-29).
Obrigada a toda igreja que demonstrou o Amor de Deus através do apoio que deram não só a mim, mas a todos os jovens desse projeto. Quero agradecer, em especial, a equipe de apoio que contribuiu muito para que o sonho se transformasse em realidade. Obrigada aos parceiros e aos cidadãos que se engajaram nesse projeto.
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.”
Experiência da Juliana
Juliana,
Que essa experiência proporcionada por Deus permaneça para sempre no seu coração e seja usada para levar muitos jovens a conhecer Jesus. Vá em frente!Viva o amor que Cristo nos ensinou.
Abraço do
Seminarista Samir
Deus é Fiel!!!
Amiga linda!!!
Deus realmente é fiel!!
Eu fico muito feliz de ver o qt Ele moveu na sua vida!!!
Outros sonhos ainda serão gerados através da sua vida e muito de Deus ainda vai transbordar através da Arte!!!
Te amo muito!
bju
Juliana T.